15 subestimados pelos amantes de cinema

Quem acompanha o blog sabe que, nos últimos anos, tenho publicado artigos comemorativos pelos anos de amor ao Cinema. A ideia é sempre escolher um ou mais temas e formar listas que contêm a mesma quantidade de itens que a de anos que me considero cinéfilo. Então, chegados os 15 anos nessa condição, por assim dizer, decidi abordar 15 subestimados. Óbvio que o conceito de subestimado é pessoal e discutível, mas insisto que essa lista surgiu especialmente a partir de diálogos com amigos igualmente apaixonados por filmes. Venho observando que alguns atores, diretores e filmes que adoro não são vistos com o mesmo entusiasmo por essas pessoas, o que me deixa um tanto desapontado, já que enxergo cada um desses filmes, atores e diretores como ótimos - para além do meu gosto individual.

Uma ênfase importante que sempre faço e repito aqui: não coloquei os itens em ordem de preferência, porque isso não é uma prioridade nas minhas seleções. A numeração é mera contagem. Nada de questionamento sobre a posição deste ou aquele, portanto. Optei, na verdade, por colocar alternadamente atores, filmes e diretores. Mais relevante é saber quem concorda com as escolhas ou acha que cometi injustiça. De qualquer forma, apresento meus eleitos sem a pretensão de estar coberto de razão. Na verdade, a intenção é jogar luz sobre 15 queridos meus que deveriam despertar mais um pouco o interesse de outras pessoas. Fica sendo, então, uma lista de indicações e lembretes. 

1. Steve Carell


Nascido em Massachusetts e caçula de quatro filhos, Carrell apareceu para o grande público como o protagonista de O virgem de 40 anos (The 40-year-old virgin, 2005), que coincidiu com a estreia de Judd Apatow na direção de longas. Lá se vão 12 anos e, muitas comédias depois, ele continua com um timing maravilhoso, mas também é capaz de convencer belamente no drama. Se alguém duvida com certeza não o viu em Foxcatcher (idem, 2014), onde ele estraçalha na pele de John Du Pont, onde aparece irreconhecível com uma prótese no nariz. E não é só por esse detalhe físico que ele está excelente, mas pelos gestos contidos, pelo olhar incisivo e por outros detalhes de composição de um mecenas edipiano. Com atrizes, também alcança excelentes químicas, vide Juliette Binoche em Eu, meu irmão e nossa namorada (Dan in real life, 2008), Tina Fey em Uma noite fora de série (Date night, 2010) e Julianne Moore em Amor a toda prova (Crazy stupid love, 2011), mesmo que, nesse último, forme com ela um casal em vias de se separar.

Porque considero subestimado: É um ator de carisma imenso, de interpretações muito críveis, mas que ainda recebe bem menos atenção e elogios do que merece, além de ainda ser visto por muita gente "apenas" como ator para fazer rir. E tem ainda um charme desastrado que parece passar despercebido para a maioria.

2. Embriagado de amor (Punch drunk love, 2002), de Paul Thomas Anderson



Pacato funcionário de um escritório coleciona cupons de milhagens aéreas que vêm junto com sobremesas lácteas. Ele compra aos montes dessa sobremesa e espera um dia ter milhas suficientes para uma boa viagem. A vida não é muito fácil para ele: suas sete irmãs ocupam grande parte do seu tempo e ele acaba refém delas e de seus jogos psicológicos. Sem falar na sua pouca habilidade para interações sociais. Até o dia em que surge uma agradável mulher no seu trabalho à procura de ajuda, e um relacionamento um tanto estabanado começa a se desenvolver entre eles, com progressos e reveses comuns a quaisquer pessoas. Uma história simples, mas com seus momentos genialmente insólitos, normalmente provocados pela instabilidade sentimental que invade nosso protagonista. E o detalhe das milhas nas sobremesas nem é tão surreal, porque PTA se baseou em uma matéria da Time - sobre um homem que gastou horrores com pudins - para redigir o roteiro.

Porque considero subestimado: Quem poderia imaginar, só pela leitura da sinopse acima, que Adam Sandler teria o papel em suas mãos? Pois foi essa a escolha de PTA, e deu muito certo, num perfeito exemplo de ruptura de expectativas. Pois ainda falta muita gente dar a cara a tapa, seja para assistir ao filme, seja para enxergar melhor suas qualidades encobertas na filmografia do autor, normalmente celebrado por títulos anteriores, como Boogie nights - Prazer sem limites (Boogie nights, 1997) e Magnólia (Magnolia, 1999).

3. Aki Kaurismäki



Ele já ganhou um Quinteto de Ouro para destacar meus filmes mais queridos com sua assinatura. O finlandês de raros sorrisos e filmes concisos ainda precisa ser mais visto e discutido nas rodas de conversa sobre grandes realizadores, e sua presença nessa lista é uma nova tentativa de trazê-lo à tona. Ele segue à risca o que Hitchcock uma vez afirmou: Os filmes devem ter duração compatível com a capacidade de resistência da bexiga humana. Dá tranquilamente para acompanhar um Kaurismäki antes da próxima ida ao banheiro, a não ser que você ria tanto com suas comédias que acabe s0ltando o conteúdo da bexiga acidentalmente... Como já disse em outra ocasião, ele não é muito de dar entrevistas, e já foi arredio em algumas delas, mas seus filmes dão a entender que por trás da cara de poucos amigos ele tem um grande coração. Como também já disse, muito se fala nas cores de Almodóvar, mas vocês já viram as cores de Kaurismäki?


Porque considero subestimado: Ao comentar sobre ele com amigos, dificilmente eles já viram alguns de filmes: ele fica sempre como uma recomendação para algum outro momento. Seu jeito todo especial de falar de sujeitos cheios de humanidade é inconfundível.

4. Samantha Morton



Essa inglesa à beira dos 40 anos já figurou em dezenas de títulos, a maioria deles como coadjuvante, o que a coloca naquele grupo de atores que muitos reconhecem, mas não sabem exatamente de onde. Pois aqui vão alguns títulos em que ela dá banho de talento com pouco tempo ou espaço em cena: Poucas e boas (Sweet and Lowdown, 1999), Minority report - A nova lei (Minority report, 2002), O libertino (The libertine, 2005) e Sinédoque, Nova York (Synecdoche, New York, 2008). Quando assume o posto de protagonista também arrebenta, como foi em Terra de sonhos (In America, 2002), em que interpreta uma imigrante irlandesa lutando pelo bem estar da família e tentando superar uma perda trágica nos EUA, e em Código 46 (Code 46, 2003), onde deu vida a uma falsificadora de salvocondutos em um futuro desalentado e altamente globalizado. Seu papel no já citado Poucas e boas foi dado pelo próprio Woody Allen, que raramente escolhe atores de seus filmes (Juliet Taylor costuma indicar os nomes a ele), e assim veio a primeira de suas duas únicas indicações ao Oscar. 

Porque considero subestimada: Morton é um caso de negligência não apenas do público em geral, mas também da crítica. Uma rápida olhada em sua filmografia e, logo em seguida, de sua lista de indicações a premiações e vitórias, mostra incompatibilidade entre talento e reconhecimento. De 58 indicações por cinema e televisão, vieram 20 prêmios. É pouco diante de sua face marcante, que pouco muda de um papel para o outro, mas que faz a gente enxergar pessoas bem diferentes em cada um.

5. Jim Jarmusch


Na fala cotidiana, é super comum o uso de poema e poesia como sinônimos, mas entre eles há uma pequena diferença. Enquanto o primeiro é o texto escrito, pronto (até que ponto?), o segundo se refere à sua produção. É o segundo que figura como a busca principal de Jarmusch em seus filmes desde Permanent vacation (idem, 1980), quando acompanhou a luta de um garoto contra o tédio. Nas jornadas de seus personagens descolados em deslocamento, os pequenos acidentes e coincidências do dia a dia semeiam reflexões e, quiçá, epifanias. Entre os destaques, o trio de viajantes de Estranhos no paraíso (Stranger than paradise, 1984), os fugitivos de Down by law (idem, 1986) e os vampiros seculares de Amantes eternos (Only lovers left alive, 2013), um de seus melhores trabalhos dos anos 2010 junto com Paterson (idem, 2016), ícone máximo dessa procura deliciosa da qual ele não parece disposto a desistir. Já foi premiado em Cannes, Sundance e Locarno: significa bastante para a crítica, mas ainda permanece fora do espectro de visão de muitos cinéfilos.

Porque considero subestimado: Dificilmente, entre os meus amigos e conhecidos, vejo um longa de Jarmusch listado entre os melhores de um ano, uma década ou mesmo ele entre os melhores diretores. Sinal de que não andam assistindo a ele ou de que ainda não notaram sua veia poético-sarcástica.

6. O mundo de Andy (Man on the moon, 1999), de Miloš Forman



O ano de 1999 foi um dos mais impressionantes para o cinema. Tantas obras memoráveis reunidas que uma delas, fruto de uma reunião inesperada entre Miloš Forman e Jim Carrey, passou despercebida para muitos. Aliás, o próprio Carrey é um subestimado de carteirinha, que vai muito além da persona careteira que o tornou famoso nas comédias. O mundo de Andy também é cômico em boa parte do tempo, mas flerta com o drama de maneira hábil para contar a história de Andy Kaufman, um comediante que verdadeiramente existiu e não estava nem aí para convenções que pudessem reduzir o escopo de seu exercício de humor. Ao longo da carreira, encarnou inúmeros personagens, numa prova de versatilidade constante. Tinha como fiel escudeiro George Shapiro (Danny DeVito, que também não ficou atrás no quesito inspiração), um agente baixinho e muito sagaz. O que Andy mais sabia fazer era provocar a plateia, seja despertando risos, seja causando fúria, característica que o tornou precursor de muitos humoristas desbocados por aí, não necessariamente com o mesmo talento. 

Porque considero subestimado: É uma comédia heterodoxa, cujos frouxos de riso despertados no público advêm de uma série de situações bizarras e surpreendentes. Cada espetáculo de Andy era uma caixinha de surpresas também no que se refere às reações da plateia de seus shows: ele era capaz de provocar risos, lágrimas, brigas e muitos outros tipos de desdobramentos com suas piadas e pantomimas, o que lhe rendeu a antonomásia de gênio da comédia estadunidense. 

7. Jérémie Renier



Ele é queridinho dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, ausente em somente três dos oito filmes da dupla. Praticamente uma versão loura e belga de Gael García Bernal, ele acumula ótimos desempenhos tanto sendo dirigido pelos realizadores conterrâneos seus quanto se aventurando sob a regência de cineastas como François Ozon, Eugéne Green, Bertrand Bonello e até o argentino Pablo Trapero, que o fez contracenar com o querido Ricardo Darín. Anos atrás, chegou a frequentar uma escola de circo e apareceu pela primeira vez na tela em 1992, então com seus 11 anos. A primeira parceria com os Dardenne foi em A promessa (La promesse, 1996), ainda adolescente, na pele de Igor, que testemunha um acidente fatal envolvendo um imigrante africano. Um detalhe inusitado de sua personalidade é a timidez. Entrevistado pela Marie Claire, ele declarou que trabalha bastante essa característica por conta da profissão, e não chega a se incomodar caso seja necessário aparecer despido em nome de um personagem.

Porque considero subestimado: Pergunte às pessoas sobre ele e receba um "quem?" como resposta. Afora uns cinéfilos entusiastas do cinema francês, Renier ainda é um ator a ser descoberto em meio a uns certos Louis Garrel, Daniel Auteuil e até o ainda recém-descoberto Jean Dujardin. Seu gestual comedido e sua maneira naturalista de proferir os textos dos personagens - bem usados nas colaborações com os Dardenne - fazem dele um ator raro.

8. O jogador (The player, 1992), de Robert Altman



A justificativa do título aparece em pouco tempo: Griffin Mill é um hábil jogador que transita por várias celebridades na indústria cinematográfica na condição de produtor. Seu intérprete é Tim Robbins, outro subestimado dessa lista, que lida cínica e amoralmente com pessoas tal qual peões de um tabuleiro em que cada movimento gera repercussões diversas. Altman ficou famoso por administrar grandes elencos, e um dos exemplares dessa sua notável capacidade está registrado aqui. O realizador estava com a macaca entre 1992 e 1994, quando dirigiu três filmes-painel: além de O jogador, concebeu Short cuts - Cenas da vida (Short cuts, 1993) e Prêt-à-porter (idem, 1994), todos multifocalizados, muitas vezes com situações e diálogos sobrepostos. No caso de Griffin, sua brincadeira começa a ficar ameaçada quando um remetente anômimo começa a enviar cartas cujo teor permite inferir um desejo de vingança, e o faz lembrar de um roteirista do passado de quem recusou o guião. O diagnóstico sobre Hollywood feito por Altman, tendo por base o romance de Michael Tolkin, não é nada animador: existem muitos imbecis jogando sem perder a vez ali.

Porque considero subestimado: É um de seus melhores filmes, no entanto, acaba muitas vezes negligenciado perto de Short cuts ou mesmo produções mais antigas de sua carreira, como M.A.S.H. (idem, 1970) e Nashville (idem, 1975). Isso pensando em quem já viu o filme, porque ele ainda é lacuna no currículo de muito fã de cinema e do próprio Altman. 

9. Philippe Garrel



O francês pertence àquela estirpe de cineastas que investe toda uma carreira perseguindo seus temas preferidos, a exemplo do querido Jim Jarmusch, também presente aqui. E qual seria o tema perseguido por Garrel pai? A incongruência dos amantes, problema tão antigo quanto a própria humanidade. Em cada filme seu - pelo menos cada um dos 11 que já vi - o tema é (re)visitado com diferentes graus de maturidade ou qualidade, mas o resultado nunca é menos do que bom. Desde o fim dos anos 80 trabalha quase ininterruptamente com o filho Louis, um nepotismo delicioso que já rendeu pérolas como Amantes constantes (Les amants réguliers, 2005), retrato amargo de certo maio de 68, A fronteira da alvorada (La frontière de l'aube, 2008), romance frustrado de ares sobrenaturais e Um verão escaldante (Un été brûlant, 2011), com sua dança desengonçada em que um dos pares busca a velha sintonia. Já são mais de 40 anos de filmes e uma marca autoral inconfundível, que afasta os mais imediatistas, mas o cinema de Garrel pai também é feito de sujeitos inquietos, mesmo que essa inquietude, por vezes, esteja bastante internalizada. Seja em preto e branco (sua preferência em vários títulos), seja a cores, sua filmografia pulsa com desalentada melodia.

Porque considero subestimado: Os nomes instigantes de seus filmes já deveriam ser um convite suficientemente atrativo para conferi-los, mas poucos se aventuram em suas águas. Um diretor que fala do mais universal dos sentimentos e de uma das mais profundas fontes da agonia humana precisa da sua atenção o quanto antes.

10. Owen Wilson



Provavelmente a escolha mais polêmica dessa lista é o texano de nariz torto com vasto currículo de personagens cômicos. Sim, podem falar mal dele, a carreira de muitas derrapadas não torna absurdas as críticas, mas, em compensação, quando acerta, ele vai fundo. Seus grandes papéis vieram nas colaborações com Wes Anderson, que começaram no filme de estreia do diretor, Pura adrenalina (Bottle rocket, 1996), há mais de 20 anos. De lá para cá, eles já trabalharam em outros quatro filmes, incluindo um trabalho com a voz em O fantástico Sr. Raposo (The fantastic Mr. Fox, 2009). Em três deles, Wilson também acumulou a função de roteirista, demonstrando um senso de humor inteligente e não muito óbvio, na contramão das piadas bobocas que infestam seus trabalhos sob a regência de outros realizadores. Enquanto o irmão Luke apostou na estampa razoavelmente privilegiada para engatar comédias românticas, Owen foi fundo na galhofa em dezenas de títulos de gosto duvidoso. Mas sua presença aqui é garantida pelos trabalhos com os diretores de iniciais WA. Além do já citado Wes Anderson, ele também ganhou um papel em um filme de Woody Allen. Seu desempenho como o Gil Pender de Meia-noite em Paris (Midnight in Paris, 2011), saudosista de carteirinha, é a grande bola dentro de toda a carreira.

Porque considero subestimado: Ainda que tenha atuado em mais de meia dúzia de comédias equivocadas, ele tem enorme potencial, que se concretiza em talento nas mãos dos diretores certos, como procurei destacar no parágrafo acima. E foi dele o papel de John Grogan em Marley e eu, um dos mais adoráveis filmes sobre cães até hoje. É o suficiente para ser um querido. 

11. O sonho de Cassandra (Cassandra's dream, 2007), de Woody Allen



Eis aqui um caso muito grave de subestimação. Mesmo os que se declaram fãs de Woody Allen esnobam essa produção que compõe a involuntária trilogia inglesa do diretor, que acompanha dois irmãos de temperamentos e visões de mundo dissonantes. Enquanto Ian (Ewan McGregor) não hesita em dilatar o conceito de moral em nome de supostas oportunidades, Terry (Colin Farell) experimenta fortes dores na consciência depois de ter dado vazão a uma conduta errática. Os dois estão à volta com reveses financeiros e costumam recorrer a um tio bem de vida (Tom Wilkinson) para sair desse tipo de encrenca, mas chega uma hora em que o tio precisa de uma retribuição por tantos favores prestados. Se eliminarem um desafeto dele, vão receber uma alta soma que resolve suas dificuldades e os deixa tranquilos por um tempo considerável. Arraigado nessa premissa, Allen põe em discussão o impedimento moral, tônica de várias obras suas, e trava diálogo com Crimes e pecados (Crimes and misdemeanors, 1989) e Ponto final (Match point, 2005), também sobre sujeitos que passam por cima dos escrúpulos.

Porque considero subestimado: É um dos exemplares mais sombrios da carreira de Allen - sem qualquer alívio cômico - e também mais bem acabados, com fotografia esplêndida de Vilmos Zsigmond. Uma das sequências mais memoráveis e inusitadas é de um assassinato não enquadrado, do qual se ouve apenas o disparo. E o que dizer de Farell, que nem levou uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante?

12. Tim Robbins 



O personagem-título de O jogador tem sua carreira como um todo subestimada. Tim Robbins joga nas onze: atua, dirige, escreve, produz e toca com notável qualidade em todas as funções. Vai para atrás das câmeras bissextamente, porque é na frente delas que acumulou vários trabalhos. Ele é o único nome presente nos três filmes seguidos que Altman dirigiu nos anos 90, além de ter concebido Os últimos passos de um homem (Dead man walking, 1995), drama sobre a difícil (mas necessária) missão de perdoar, sobretudo em circunstâncias nada favoráveis. À época, era casado com Susan Sarandon, a quem entregou nesse filme o papel de uma freira pouco ortodoxa que insiste em entender a mente de um criminoso. No ano anterior, tinha marcado um gol de placa em Um sonho de liberdade (The shawshank redemption, 1994), como um prisioneiro reaprendendo a viver. Robbins é o que se pode chamar de grande ator também no sentido literal: seu 1,96 m de altura o colocam sempre em destaque de alguma maneira nas cenas. O reconhecimento como intérprete pela da Academia veio com o Oscar de ator coadjuvante por Sobre meninos e lobos (Mystic river, 2003), mas desde então não é mais lembrado. Havia pelo menos mais um filme a ser sublinhado: o sensível A vida secreta das palavras (La vida secreta de las palabras, 2005), em que faz dobradinha com a não menos maravilhosa Sarah Polley.

Porque considero subestimado: Seja como principal, seja como coadjuvante, poucas vezes sua presença em um filme é destacada, muito menos sua competência como diretor. As escolhas criteriosas e coerentes também mereceriam elogios: quase não há títulos de qualidade duvidosa em sua filmografia.

13. Valerio Zurlini



Italiano dos mais áureos tempos do cinema de seu país, Zurlini conquistou uma alcunha sugestiva: Poeta da Melancolia. Seus filmes não são recomendados para corações tristonhos ou aos pedaços, e ainda correm o risco de estremecer aquelas que estão em um bom dia ou uma boa semana. Mas que narrativas lindas... É importante dizer, por outro lado, que não são filmes que convidam à depressão, mas que refletem sobre frustrações e relacionamentos amorosos amargos, cuja durabilidade é ameaçada pelos próprios amantes. Com isso, Zurlini é identificável como um parente próximo de Garrel pai, que ainda se utiliza da mesma matéria-prima em suas produções. Foi devidamente valorizado pela crítica ao receber o Leão de Ouro em Veneza por Dois destinos (Cronaca familiare, 1962) e o David di Donatello (versão italiana do Oscar) por O deserto dos tártaros (Il deserto dei tartari, 1976), quando levou seu olhar sobre a solidão para a aridez guarnecido pela prosa de Dino Buzzati. E o que dizer de A primeira noite de tranquilidade (La prima notte di quiete, 1972)? Ele não estava interessado em ousadias narrativas ou estéticas, e basta um olhar relativamente atento para comprovar tal afirmação, mas se a forma era simples, o conteúdo se revestia de uma complexidade comparável à própria vida.

Porque considero subestimado: Contemporâneo de medalhões como Federico Fellini, Michelangelo Antonioni e Luchino Visconti, a produção zurliniana acabou eclipsada por seus colegas, que também o diminuíam por suas opções técnicas mais modestas, por assim dizer. Uma baita injustiça que ainda pode ser corrigida.

14. No decurso do tempo (Im Lauf der Zeit, 1976), de Wim Wenders



Um prólogo em que dois operários do cinema discorrem sobre o teor e o destino dessa arte ainda relativamente jovem. Um dos projetistas segue na tela e Wenders nos convida a acompanhar sua trajetória nesse que é o terceiro filme da sua trilogia da estrada. Em comum, todos têm a presença de Rüdiger Vogler como um andarilho cujo caminho é cruzado por figuras em alguma situação de desamparo. Aqui, ele conhece um homem recém-separado em um tentativa frustrada de suicídio. No decurso do tempo examina a a grandeza do título com olhos contemplativos demais para o ritmo das gerações 2000-2010, calcadas no imediatismo que se zanga com a demora de segundos para carregar um vídeo no YouTube. Por isso, é com pesar que se diz que é um filme para exceções. E que beleza de filme... Cenas banais se revestem de poesia, desde um diálogo sobre os vácuos da vida até um lado a lado eloquentemente silencioso. Wenders era alemão de nascimento, mas era cidadão para além das fronteiras de seu país e alcançou a universalidade com seus retratos honestos de sujeitos em deslocamento constante. Junto com Profissão: repórter (Professione: reporter/The passenger, 1975), é o melhor filme de estrada de sua década.

Porque considero subestimado: Wenders é lembrado por Paris, Texas (idem, 1984) e Asas do desejo (Das Himmel über Berlin, 1987), que são belezuras comprovadas. Porém, sua filmografia tem mais a oferecer e No decurso do tempo merece um lugar no seu pódio. Apenas a título de nota, outro subestimado seu é O estado das coisas (Der Stand der Dinge, 1982). 

15. Emily Watson



Mais uma atriz da lista com vasta experiência em coadjuvantes e que, por isso, acaba pouco comentada. Inglesa nascida nos anos 60, ela estreou no cinema quebrando tudo como protagonista em Ondas do destino (Breaking the waves, 1996), no qual viveu uma mulher de profunda ingenuidade mergulhada em provações, bem ao gosto de Lars Von Trier, sobre o qual recaiu a pecha de misógino. É simplesmente uma das melhores interpretações femininas da década de 90. Desde então, há vários destaques positivos em sua carreira, marcada por escolhas criteriosas, como Assassinato em Gosford Park (Gosford Park, 2001), onde brilha no time dos criados em meio ao elenco numeroso, Embriagado de amor (Punch drunk love, 2002), também presente nessa lista, Dragão vermelho (Red dragon, 2002), cujo difícil papel de deficiente visual é levado com muito traquejo, e Sinédoque, Nova York (Synecdoche, New York, 2008), em que todo o elenco feminino se destaca. Além de atriz, carrega um diploma de bacharel em Literatura Inglesa e um mestrado concluído há pouco menos de 15 anos. Seus olhos claros e marcantes são um de seus melhores recursos expressivos a cada personagem.


Porque considero subestimada: Tem uma carreira de mais de 30 títulos, mas quando eles são citados, é bem comum que não seja por causa dela, e não faltariam motivos para isso além dos brevemente expostos acima. É tão maravilhosa como Julianne Moore e Juliette Binoche, só para lembrar duas outras atrizes possantes de sua geração.

Comentários

Postagens mais visitadas